
Atualizado em 21/07/2025 22:18
A iniciativa servirá como base para a futura criação do consórcio interfederativo que unirá os entes federados na busca por soluções integradas para o transporte metropolitano em toda a região.
De acordo com informações da Secretaria do Entorno, a iniciativa servirá como base para a futura criação do consórcio interfederativo que unirá os entes federados na busca por soluções integradas para o transporte metropolitano em toda a região.
Além disso, o projeto prevê a implantação de um terminal de integração na entrada de Águas Lindas e a adoção de um modelo de integração tarifária indireta, por meio da unificação do sistema de bilhetagem. “A gente precisa trazer todas as variantes e fazer a modelagem.
Vale ressaltar que a integração será feita com a unificação da bilhetagem, o que permite a repartição automática entre os operadores, sem alterar a política tarifária”, explicou o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.
Com a estrutura, a tarifa entre Águas Lindas e Brasília, atualmente em R$ 10,85, poderá ter uma redução de até 30% já na fase inicial do projeto. O prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti, destacou a importância da articulação entre os entes. “Vamos formar um grupo reduzido de governança entre os três entes para viabilizar tudo isso em, no máximo, 90 dias”, afirmou.
A Codeal (Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas) será responsável pela construção do terminal. “Vamos apoiar tecnicamente o projeto e construir o terminal às margens da BR-070, no cruzamento com a GO-547”, anunciou o presidente da companhia, André Oliveira.
Representando o titular da secretaria do Entorno do DF de Goiás, Pábio Mossoró, a superintendente Paula Tredicci reforçou que a iniciativa está de acordo com a diretriz do governador Ronaldo Caiado. “A ideia do consórcio interfederativo foi trazida pelo governador, que incumbiu nosso secretário em mediar as soluções necessárias”, afirmou. Já o secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, colocou a equipe à disposição para integrar o grupo técnico que irá conduzir o trabalho até a assinatura do Convênio. “Esse piloto é muito importante para dar base ao futuro consórcio interfederativo entre Goiás, Distrito Federal e União que levará mais tempo para ser consolidado”, afirmou.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Transportes de Águas Lindas, Olívio Chaves, e técnicos das três esferas de governo envolvidos no planejamento.
Fonte: Jornal de Brasília