ANTT reajusta em 8,5% preço das passagens de ônibus para Entorno do DF; aumento vale a partir de domingo (25)

Tarifas chegam a custar R$ 11, segundo nova tabela. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) oficializou um reajuste de 8,56% no preço das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno (veja preços mais abaixo). O aumento começa a valer no domingo (25).

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23). Em alguns casos, as tarifas chegam a custar R$ 11, como para Planaltina de Goiás, Luziânia e Novo Gama.

Segundo a ANTT, o processo de aumento das passagens leva em conta diversos componentes dos índices de reajuste, como:

·         Combustível;

·         Óleo lubrificante;

·         IPCA acumulado de 4,621% no período de janeiro a dezembro de 2023.


A atualização anual dos valores das passagens geralmente ocorre na segunda quinzena de fevereiro. No entanto, de acordo com a agência, em 2021 e 2022 não houve as recomposições devidas, "resultando em dificuldades operacionais das empresas prestadoras do serviço".

"Com a recomposição publicada nesta sexta, agora se alcança a normalização do patamar das tarifas, já que a atualização tarifária publicada considera o último patamar devido às empresas, incorporando o ajuste anual da legislação", diz a ANTT.

Tabela de tarifas transporte Semiurbano GO/DF — Foto: Reprodução/ANTT 


Fonte: G1 / DF