Estiagem e Ineficiência no Abastecimento de Água Ameaçam Águas Lindas de Goiás.

Município enfrenta desafios crescentes com a seca, problemas na gestão da água e rápido crescimento populacional. 

A cidade de Águas Lindas de Goiás, localizada no Entorno do Distrito Federal, está enfrentando uma crise hídrica severa devido a uma combinação de fatores que incluem a estiagem prolongada, a falta de eficiência do Consórcio Saneago/Caesb e o crescimento populacional desenfreado. A situação coloca em risco o abastecimento de água e a qualidade de vida dos residentes locais.

ESTIAGEM

A estiagem que assola a região central do Brasil nos últimos anos atingiu níveis críticos em Águas Lindas de Goiás. Os poços  que abastecem a cidade estão com níveis alarmantemente baixos, causando interrupções frequentes no fornecimento de água. Os moradores têm enfrentado dificuldades diárias para realizar atividades básicas, como tomar banho, cozinhar e lavar roupas.

INEFICIÊNCIA

Além da estiagem, a gestão inadequada dos recursos hídricos é um problema crônico na cidade. O Consórcio Saneago/Caesb, responsável pelo abastecimento de água na região, tem sido alvo de críticas pela sua falta de eficiência na distribuição e tratamento da água. O consórcio toca hoje uma obra importante de um conjunto de reservatório que poderá resolver o problema na cidade.  O novo sistema, que conta com a construção de seis reservatórios, visa garantir maior segurança hídrica, fazendo com que a população de Águas Lindas tenha um grande salto em termos de qualidade e de regularidade no abastecimento, além de acompanhar o crescimento populacional do município.

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA

O rápido crescimento populacional também é um fator determinante nessa crise. Águas Lindas de Goiás viu sua população crescer de forma exponencial nas últimas décadas, o que aumentou a demanda por água potável. No entanto, as infraestruturas de abastecimento não acompanharam esse crescimento, deixando muitos residentes sem acesso adequado à água limpa e segura.

Diante desse cenário crítico, a população de Águas Lindas de Goiás tem se mobilizado em busca de soluções. Movimentos comunitários têm pressionado as autoridades locais e o Consórcio Saneago/Caesb a tomarem medidas urgentes para garantir o abastecimento de água adequado.

O prefeito da cidade, Lucas Antonietti em uma recente declaração num evento oficial do governo esem uma recente declaração num evento oficial do governo estadual e municipal , reconheceu os desafios enfrentados e cobrou da direção do consórcio responsabilidade e celeridade na gestão da agenda do projeto do novo sistema de abastecimento.

No entanto, a resolução desses problemas requer um esforço conjunto que envolve não apenas as autoridades locais, mas também a participação ativa da população e a busca por soluções sustentáveis, como a captação e reuso da água da chuva, o incentivo ao uso de fontes alternativas de água e a implementação de medidas de conservação.

Em tempos de crise hídrica, é fundamental que todos estejam cientes da importância da água como um recurso precioso e finito. Somente com ações coordenadas e o comprometimento de todos os setores da sociedade, Águas Lindas de Goiás poderá superar os desafios da estiagem, da ineficiência na gestão da água e do crescimento populacional descontrolado, garantindo um futuro mais sustentável e próspero para seus habitantes.


fonte: Tv Conexão Goiás

Foto: internet

Publicação: Fernando Gomes (DRT - 0004299/GO)



Publicado em 26 de Setembro de 2023.