Novo medicamento para HIV chega em Goiás.

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição das primeiras unidades de uma combinação inédita de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV e Aids: os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg em um único comprimido. Segundo a pasta federal, a conclusão da distribuição nos Estados aconteceu nesta segunda-feira, 15. No total, 5,6 milhões de unidades do medicamento foram distribuídas. Dessas, 450 mil para Goiás.

Antes, o tratamento do HIV era realizado apenas a partir de combinações de medicamentos, de diferentes classes, para suprimir efetivamente o vírus e retardar a progressão da doença. Com o novo remédio, os usuários ganham a possibilidade de realizar o tratamento com uma única dose diária.

A migração de uso da terapia com dois comprimidos para apenas um deve acontecer de forma gradual e contínua, obedecendo aos seguintes 4 critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

Idade igual ou superior a 50 anos;

Adesão regular;

Carga viral menor que 50 cópias no último exame; 

Ter iniciado a terapia dupla até 30/11/2023.

Também terão prioridade os pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia ou diabetes, mais frequente na população acima de 50 anos.

De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Federal, os critérios para ampliar o público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser revistos em seis meses, observando, por exemplo, a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede.

Sobre o novo medicamento:

“Opções terapêuticas eficazes, seguras e coformuladas, representam a busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA). O Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) vem buscando ampliar e qualificar o elenco de medicamentos antirretrovirais que promovam novas opções terapêuticas com menor toxicidade, comodidade posológica e mantenham a supressão viral duradoura”, afirmou o Ministério.

Fonte: Jornal Opção

Publicação: Fernando Gomes - Jornalista ( DRT- 4299/GO)


Publicado em 26 de Janeiro de 2024.