CNHs esquecidas no Vapt Vupt do Detran somam mais de 3 mil

O atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás está cheio  de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que foram esquecidas pelos solicitantes. São condutores que pediram a segunda via, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir, alteração de dados ou renovaram o documento e não buscaram o documento.

Só no atendimento da sede da autarquia estão cerca de três mil CNHs. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, explica que o número de documentos esquecidos é ainda maior.

“Enfrentamos o mesmo problema em todas as unidades – Ciretrans e Vapt Vupt”, disse o presidente.

CNHS DIGITAL

Um dos principais motivos do “esquecimento” das habilitações no atendimento é a crescente adesão à Carteira Digital de Trânsito. Com o aplicativo, o condutor que faz a renovação, por exemplo, tem o documento atualizado automaticamente mesmo antes da impressão.

Delegado Waldir alerta que ainda é temerário desprezar o documento físico.

“A tecnologia traz inúmeras vantagens. Porém, se der algum problema e o motorista precisar reinstalar o aplicativo, poderá precisar do código de segurança ou QR code do documento físico para baixar a CNH novamente”.

Por mês, o Detran-GO emite cerca de 70 mil CNHs. Dessas mais de 50 mil são referentes à renovação, CNH definitiva, e segunda via e alteração de dados. Como a CNH, por força legal, é um documento de guarda permanente, o Detran não pode fazer o descarte. Com isso, há umacumulo de arquivos físicos das unidades.

Para buscar o documento, basta procurar a unidade indicada no momento da solicitação, com um documento pessoal com foto.

Já para o motorista que tem o aplicativo de CNH digital e o seu aparelho seja tablet ou celular ficar sem bateria ou danificado e cair em uma blitz, vai gerar um grande incomodo para ambas as partes. Por isso, é melhor ainda possuir a sua velha e confiável CNH impressa.

Publicado em 6 de Março de 2024