Governo de Goiás inicia por Águas Lindas instalação do Gabinete de Combate à Dengue.

Segunda 15 de Janeiro de 2024

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou uma estratégia coordenada para apoio aos 246 municípios goianos no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em especial a dengue, chikungunya e zika. Esta ação é realizada por meio de uma parceria entre a SES e a Defesa Civil de Goiás, que ajudará na coordenação tanto da Sala de Situação Estadual quanto nas salas de situação dos municípios.  

A instalação da estratégia coordenada aconteceu nesta segunda-feira (15/01), no prédio da Coordenação de Vigilância em Saúde de Águas Lindas de Goiás, durante reunião realizada pela alta gestão da SES com representantes do município e de instituições parceiras. Participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio; o superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Reis Santos Júnior; o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano Moura; o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti e a secretária de Estado do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury, entre outras autoridades. 

Águas Lindas de Goiás foi escolhido para a o início da ação coordenada devido ao cenário epidemiológico e à importância do município no Estado. O município registrou um aumento de casos de dengue no final de 2023, acendendo o sinal vermelho para uma epidemia da doença na cidade. Os dados da SES revelam que só em 2024 foram notificados 431 casos de dengue em Águas Lindas de Goiás, com nenhuma morte confirmada. O número de notificações indica um aumento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Atualização profissional

O secretário Sérgio Vencio destacou que a Sala de Situação Municipal será estruturada em todos os municípios onde for necessário, dentro de um compartilhamento de responsabilidades. “O enfrentamento das arboviroses é um problema de todos nós”, sublinhou. Ele destacou que o Estado vai se responsabilizar pela coordenação das ações, repasse de insumos necessários, como o soro para reidratação oral, e pela atualização de médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Ele adiantou que a SES firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás para a capacitação dos profissionais de saúde. 

Sérgio Vencio disse que o Governo do Estado já iniciou o dever de casa revisando suas instalações prediais. Da mesma forma, ele ressaltou a importância da roçagem de lotes e da coleta de lixo urbano em cada município. “O governador vai convidar as crianças matriculadas em escolas públicas para serem os agentes mirins de mobilização nas unidades de ensino e nos lares, para que os domicílios goianos estejam livres de criadouros.”  

O superintendente Rasivel Santos apontou a necessidade de o Estado e os municípios agirem com antecipação, com evidências para proteger a vida e o bem-estar da população e reduzir mortes e internações evitáveis. Ele assinalou, ainda, que o Gabinete de Crise Hospitalar deve funcionar as 24 horas do dia, com a realização de duas reuniões diárias. Deve operar como força-tarefa, mobilizando pessoas e instituições como Defesa Civil e Secretarias de Educação e de Infraestrutura com o propósito de levantar equipamentos e profissionais para atuar no envolvimento para o controle ambiental e para o manejo dos pacientes com suspeita de dengue. 

Rasivel Santos acentuou que as crises exigem a adoção de providências para que a normalidade seja restaurada. “A gente precisa planejar e acompanhar a execução. Por isso o gabinete de crise é importante, para fazer análise, tomar decisão e controlar todas as ações.” O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, convocou toda a cidade para uma força tarefa interinstitucional prevista para sábado, 20/01, com limpeza, visitas de agentes e informação nos bairros da cidade.

O subcomandante de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva, assinalou que as instituições reunidas têm condição de empregar as ferramentas necessárias para promover essa grande mobilização, nesse momento de crise, para prevenir o adoecimento que uma epidemia de dengue representa.

A reunião também contou com a presença  do deputado estadual Anderson Teodoro, da secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury, e de vereadores da cidade. Maria Caroline apontou a necessidade de  uma ação forte para minimizar a questão. “Se as cepas do vírus da dengue estão ficando mais fortes, precisamos também de uma ação forte de reação. Vamos buscar ainda a parceria do Governo Federal para reforço dos insumos”, assinalou a secretária. 

Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial - SES-GO.

Publicação: Fernando Gomes - Jornalista (DRT - 0004299/GO)


Publicado em 15 de Janeiro de 2024