A SECA CONTINUA...


O RESERVATÓRIO DO DESCOBERTO, PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL, OPERA ABAIXO DA CAPACIDADE TOTAL, SEGUNDO O MONITORAMENTO DA AGÊNCIA REGULADORA DE AGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL (ADASA).

MESMO COM O NÍVEL BAIXO, A ADASA GARANTE QUE NÃO HÁ RISCO DE DESABASTECIMENTO NO DF. DE ACORDO COM A EMPRESA, O VALOR DE REFERÊNCIA PARA O VOLUME DO DESCOBERTO EM AGOSTO É DE 59%; POR ISSO, AINDA ESTÁ DENTRO DA NORMALIDADE.

SÃO MAIS DE CENTO E TRINTA DIAS SEM CHUVAS NA CAPITAL FEDERAL E REGIÃO DO ENTORNO. DE ACORDO COM O INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (IMET), O TEMPO DEVE CONTINUAR SECO, ABAFADO E SEM PREVISÃO DE CHUVA. A UMIDADE RELATIVA DO AR VARIA ENTRE 30% E 13 %.

“É UMA PRECISÃO NORMAL PARA O MÊS EM QUE NÓS ESTAMOS UMIDADE BAIXA, TEMPO SECO E SEM PREVISÃO DE CHUVA POR MAIS ALGUMAS SEMANAS. QUANDO A CHUVA VOLTAR A CAIR, SERÁ DE FORMA ISOLADA”, COMENTOU O METEOROLOGISTA MAMEDE LUIZ MELO.

AGORA EM SETEMBRO, A MÉDIA DO VOLUME DO DESCOBERTO É DE 48%. O MÊS QUE DEVE CHEGAR AO NÍVEL MAIS BAIXO É OUTUBRO, COM 41%. O SEGUNDO RESERVATÓRIO MAIS IMPORTANTE DO DF, O SANTA MARIA, ESTÁ COM 85,4%DA CAPACIDADE TOTAL.

JORNALISTA: FERNANDO GOMES (DRT – 0004299/GO)

FONTE: METRÓPOLES